terça-feira, 13 de abril de 2010

O que é a Agenda 21

A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992. É a mais ambiciosa e completa tentativa de especificar quais ações serão necessárias, em nível global, para reconciliar o desenvolvimento com as preocupações ambientais. A partir de sua adoção por todos os países representados na ECO 92, ela guiará as ações na direção no desenvolvimento sustentável nos próximos anos e será o texto-chave para todos os implicados na formulação de políticas e práticas para a sustentabilidade.

Um dos de seus principais temas é a necessidade de erradicar a pobreza, dando aos pobres acesso aos recursos que necessitam para viver sustentavelmente. A Agenda 21 não é uma agenda ambiental: é uma agenda para o desenvolvimento sustentável, que prevê ações concretas a serem implementadas pelos Governos
e sociedade civil, em todos os níveis (federal, estadual e local).

Mais de dois terços das declarações da Agenda 21 que foram adotadas pelosgovernos nacionais não podem ser cumpridas sem a cooperação e o compromisso dos governos locais.

A Agenda 21 é dividida em 4 seções:

1 - Dimensões sociais e econômicas - de que forma os problemas e soluções ambientais são interdependentes daqueles da pobreza, saúde, comércio, dívida, consumo e população.
2 - Conservação e gerenciamento dos recursos para o desenvolvimento - de que forma os recursos físicos, incluindo terra, mares, energia e lixo precisam ser gerenciados para assegurar o desenvolvimento sustentável.
3 - Fortalecendo p papel dos principais grupos sociais - inclusive os minoritários, no trabalho em direção ao desenvolvimento sustentável.
4 - Meios de implementação - inclusive financiamento e o papel das diversas atividades
governamentais e não-governamentais.

As seções dividem-se num total de 40 capítulos. Cada um refere-se a um tópico, tal como florestas ou o papel das mulheres, e contém uma ou mais 'áreas de programa', com títulos tais como 'prover abrigo adequado para todos'.

A maioria das áreas de programa tem a seguinte estrutura:
- Um preâmbulo chamado 'base para ação', explicando as questões
- Uma lista de 'objetivos'
- Uma lista de 'atividades' para os diversos participantes
- Uma estimativa dos custos do programa
- 'Meios de implementação' com títulos tais como:
- meios técnicos e científicos
- desenvolvimento de recursos humanos
- capacitação

7 comentários:

  1. A agenda 21 ajuda no desenvolvimento sustentavel tando ambientalmente como economicamente,ao contrario do que muitas pessoas pensam a agenda 21 nao é apenas para evitar ou amenizar problemas ambientais.


    Henrique claudio de oliveira 8ª11

    ResponderExcluir
  2. Não adianta vc falar "Olha que coitadinho... Não tem dinheiro nem para se alimentar..." nós não mudaremos o mundo lamentando, mas sim tomando providencias, fazendo a sua parte e cobrando de quem não faz.
    A agenda 21 é um fator muito importante para a implantação da igualdade social que é muito importante, principalmente em um país como o brasil que esta em desenvolvimento, nós não podemos ser um país de 1º mundo enquanto o nivel de pobreza for tão alto!

    Flávio Vieira Andrade 8ª11

    ResponderExcluir
  3. A agenda 21 procura o desenvolvimento sustentavel, que ameniza a pobreza dando recursos de educação e social aos pobres, e um desenvolvimento sustentavel no país com equilibrio nos setores economicos e socias. Bernardo

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. A Agenda 21 é a conferência que melhor tenta expor e buscar soluções globais para problemas que direta ou indiretamente afeta a todos.
    Não se pode alcançar grandes resultados quando poucos lutam por muitos,é preciso unir forças em prol do "bem comum".

    por:Kaio Nikolas 8ª11

    ResponderExcluir
  6. A Agenda 21 é um resultado da ECO-92, esse documento guiará as ações na direção do desenvolvimento sustentável tando ambientalmente como economicamente nos próximos anos, e seu principal tema é erradicar a pobreza.Ana Luiza Monteiro 8 11

    ResponderExcluir
  7. OLá Grupo 4!

    O tema Agenda 21 é um tanto complexo... O grupo conseguiu mostrar através do blog o que é a Agenda 21, porém algumas informações poderiam ser melhor trabalhadas e demosntradas no blog. Talvez na ânsia de mostrar conteúdo, o grupo tenha se esquecido um pouco da organização das idéias centrais. De qualquer forma, Parabéns ao grupo!
    Ah sim, tava me esquecendo... imagens e vídeos são sempre bem vindos!! Estamos na era da tecnologia galera... usem mais a crioatividade de vocês!!

    ResponderExcluir